terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Transitive and Intransitive Verbs


Às vezes o verbo em inglês é TRANSITIVO DIRETO, porém em português é TRANSITIVO INDIRETO, ou vice-versa. Por isso, devemos aprender as regras gramaticais e o equivalente sem ficar traduzindo ao pé da letra. 

TRANSITIVO INDIRETO
Sempre que for necessário o uso de preposições (de, para... / of, for, to...)
TRANSITIVO DIRETO
Quando aparecer só artigo (the, a... / o, as, um, uma...)

Exemplos:
Português - Eu ouço música (Transitivo Direto)
Inglês - I listen to the music (Transitivo Indireto)

Português - Eu ando de bicicleta (Transitivo Indireto)
Inglês - I ride a bike (Transitivo Direto)

Português - Eu gosto de sorvete (Transitivo Indireto)
Inglês - I like ice cream (Transitivo Direto)

Português - Eu preciso de dinheiro (Transitivo Indireto)
Inglês - I need money (Transitivo Direto)

Português - Eu compareci ao evento (Transitivo Indireto)
Inglês - I attended the event (Transitivo Direto)

Português - Eu entrei na sala de aula (Transitivo Indireto)
Inglês - I entered the classroom (Transitivo Direto)

Português - Eu contribui com meu trabalho (Transitivo Indireto)
Inglês - I contributed my work (Transitivo Direto)

Português - Eu contei para ele (Transitivo Indireto)
Inglês - I told him (Transitivo Direto)

Português - Eu perguntei para ele (Transitivo Indireto)
Inglês - I asked him (Transitivo Direto)

Português - Eu liguei para ele (Transitivo Indireto)
Inglês - I called him (Transitivo Direto)
__________________________________________

Top 10 Intransitive Verbs:
1. Fall (cair)
2. Run (correr)
3. Rain (chover)
4. Fly (voar)
5. Go (ir)
6. Work (trabalhar)
7. Lie (mentir)
8. Rise (aumentar)
9. Sit (sentar)
10. Sing (cantar)
Quando utilizamos VERBOS INTRANSITIVOS, NÃO precisamos completar a frase para que ela tenha sentido. 
Por exemplo:
He felt. - Ele caiu.
I work. - I work.  

Top 10 Direct Transitive Verbs:
1. Throw (the ball) - Atirar a bola
2. Repair (the truck) - Consertar o caminhão
3. Pay (the mechanic) - Pagar o mecânico
5. Watch (TV) - Assistir TV
6. Unlock (the door) - Destrancar a porta
7. Read (the book) - Ler o livro
8. Ride (a bike) - Andar de bicicleta
9. Lay (my hand) - Colocar minha mão
10. Raise (the temperature) - Elevar a temperatura
Quando utilizamos verbos TRANSITIVOS DIRETOS, precisamos completar a frase para que ela tenha sentido, geralmente respondendo a pergunta: O QUÊ? ou QUEM? Detalhe, neste caso completamos com objeto e  artigo e NÃO com preposições. 

Top 10 Indirect Transitive Verbs: 
1. Give to (dar)
2. Throw to (atirar)
3. Delivery to (entregar para)
4. Send to (enviar para)
5. Lend to (emprestar para)
6. Write to (escrever para)
7. Smile at (sorrir para)
8. Explain to (explicar para)
9. Say to (dizer para)
10. Buy for (comprar para)
Quando utilizamos verbos TRANSITIVOS INDIRETOS, precisamos completar a frase para que ela tenha sentido, geralmente respondendo a pergunta: PARA QUEM / QUE? DO QUE? Detalhe, neste caso completamos com objeto precedido de preposições. 

ATENÇÃO: ALGUNS VERBOS PODEM EXERCER A FUNÇÃO DE TRANSITIVOS E INTRANSITIVOS. 

EXEMPLO:
I bought a car for my son. (Eu comprei um carro para o meu filho)
I bought a car - Direct Object (sem preposição - somente artigo (um) e objeto (carro).
For my son - Indirect Objetct (percebam a existência da preposição (for - para) e a necessidade de fazer a pergunta: Para quem?.

Nenhum comentário:

Postar um comentário